"Os dias de eliminação tanto podem ser incluídos no plano de uma cura de emagrecimento como virem a seguir a uma cura de jejum.
Estes dias podem intercalar-se uma a duas vezes por semana, e neles os alimentos serão restringidos a um grupo, em muitos casos a dois, de produtos alimentares. A energia fornecida ao corpo será da ordem de 500 a 700 kcal (2100 a 2900 kj) somente.
Como os alimentos dos dias de eliminação não contêm praticamente sal e, na maior parte das vezes, são ricos em potássio, o corpo liberta o excesso de líquidos. Por este motivo, os dias de eliminação possuem um efeito desintoxicante e de limpeza e, deste modo, aliviam a circulação sanguínea e a digestão. Também aceleram a perda de peso, tendo contudo que se tomar em consideração que este tipo de redução e peso se baseia principalmente na eliminação cada vez maior de água.
Os médicos naturistas observaram que, com a utilização dos produtos alimentares indicados para os dias de eliminação, se produziram claras alterações do metabolismo que conduziram por vezes a resultados notáveis.
Contudo, é indispensável salientar que, apesar de tais dias possuírem uma acção verdadeiramente positiva, se levados a cabo durante umm certo espaço de tempo podem, a longo prazo, conter riscos para a saúde."
Fonte: A Saúde pela Natureza - vários autores
Sem comentários:
Enviar um comentário