sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Passiflora



Chama-se passiflora à flor do maracujá, e é bem conhecido o seu efeito calmante. Responsável pela diminuição do stress, deve ser usada com cautela por pessoas que sofram de tensão baixa e que estejam a tomar medicamentos calmantes, já que poderá ter como efeitos colaterais a diminuição do ritmo cardíaco e intensificação dos efeitos dos medicamentos.

Quais então os benefícios da passiflora?

Rica em flavonoides, alcaloides e saparinas, a passiflora é capaz de agir no sistema nervoso central rearranjando os neurotransmissores, ação que é capaz de relaxar tensões musculares, diminuir a pressão arterial e melhorar a respiração. Além disso, suas substâncias também controlam a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar.

Portanto, é possível afirmar que a passiflora age como calmante natural e sedativo leve, controla a ansiedade, trata distúrbios do sono, como a insônia, causados pelo stres, melhora distúrbios gastrointestinais gerados pelo nervosismo, controla a hiperatividade infantil, diminui a irritabilidade, o nervoso e ameniza os sintomas da depressão.

Chá de passiflora:

Ferva 200 ml de água. Desligue o fogo e acrescente três colheres de chá de folhas secas de maracujá e abafe por dez minutos. Tome duas horas antes de dormir.













Sem comentários:

Enviar um comentário