segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Alfazema


A Alfazema , também conhecida como Lavanda, é um arbusto de flores azul-violeta lindíssimas, mede de 30 a 80 centímetros e possui um cheiro penetrante e bem aromático, que aliás é a sua principal característica. 

Para além de muito usada na perfumaria e na cosmética, ela é considerada uma planta medicinal pelos seus enormes benefícios. Diz-se até que foi usada durante a II Grande Guerra para limpar as feridas dos soldados.

De entre as suas propriedades mais conhecidas destacamos o facto de ser um excelente analgésico, antiespasmódico e anti-inflamatório, para além de cicatrizante e calmante.

Claro que os benefícios notam-se sobretudo em enxaquecas e dores de cabeça em geral, na regulação da menstruação, e no alívio do stress e da depressão, tornando-se um aliado importante no tratamento da ansiedade.

E há quem diga que a sua maior utilidade será como óleo essencial e em uso externo, nomeadamente em afecções musculares.

Como fazer o chá de alfazema e dosagem
Você irá precisar de duas colheres de chá de folhas (de preferência frescas) da alfazema e um litro de água:

– Ferva a água e, quando levantar fervura, despeje sobre as folhas de alfazema.

– Deixe tapado por mais ou menos 10 minutos.

– Coe o chá e beba.

NOTA: Como a alfazema tem um sabor muito intenso, reduzi a quantidade que primeiro vi recomendada, e que era 20 grs por litro, até encontrar um sabor de que gostei. Mas cada um irá adaptando a seu gosto e necessidade. :)

A dosagem recomendada deste chá é de 3 a 4 vezes ao dia, porém, se você possuir tendência para a sonolência, tome menos canecas (2 a 3 canecas durante o dia serão suficientes).

Tem contra-indicações? Sim! Parece que pessoas que sofram de úlceras não devem tomar.

Ah, e se estiver com enxaquecas, aproveite e , quando coar o chá, meta as folhas ainda quentes num pacho e coloque na fronte e/ou nas têmporas, irá aliviar bastante.

Segundo Jill Norman, a alfazema, pelo seu aroma forte, deve ser usada em culinária com parcimónia. Algumas flores secas de alfazema mergulhadas num frasco de açúcar refinado durante uma semana vão conferir-lhe um aroma requintado e doce, e depois pode usar este açúcar em bolos e sobremesas.

Em algumas zonas a alfazema é utilizada em misturas de ervas aromáticas, como tomilho, segurelha e alecrim.

Sem comentários:

Enviar um comentário