quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Mangericão



Existem muitas variedades de manjericão. Parece que o mais robusto é o tailandês, que pode ser conservado até 5 ou 6 dias, mas no mais comum as folhas duram apenas 2 ou 3 dias se conservadas no frigorífico devidamente ensacadas. Mas pode congelar: reduza as folhas a puré com um pouco de azeite e congele de seguida, guardando no máximo 3 meses.

Desde há muito tempo que o manjericão é conhecido e utilizado para fins medicinais ou culinários e, descobri há pouco tempo, também lhe são atribuídas outras qualidades místicas. 

Claro que a forma mais simples de o usar é como tempero, fresco ou seco. É o companheiro natural do tomate, e pode ser usado em pratos de carne ou peixe, sopas, saladas e pestos. Oxida com facilidade.

Como infusão prepara-se com 1 copo de água a ferver para uma colher de chá da erva. :)

Externamente pode ser usado para tratar irritações cutâneas e as gretas na pele (fazendo compressas com uma pasta pilada com as folhas), enquanto internamente (chá) está aconselhada para espasmos gástricos ou doenças de rins ou bexiga.

Ah… e diz-se também que um vaso com Mangericão à entrada de casa transmuta a energia negativa e agressiva, agindo como pacificadora, sendo muitas vezes considerada a erva da harmonia.

Sem comentários:

Enviar um comentário