terça-feira, 27 de setembro de 2016

O Feng Shui e as cores


O efeito das cores é simbólico mas real, terapêutico e carregado de energias e sensações e, mesmo sem que o percebamos, tudo o que nos envolve tem uma influência directa sobre o nosso comportamento.

Percebendo a importância disto, seria bom que tudo à nossa volta tivesse mais cor, quer isso seja conseguido através das flores que desejamos ver nas janelas e varandas da nossa cidade, quer por aquilo que vestimos, pela cor das paredes, a cor das montras, etc., etc… porque tudo isso afecta não só a nossa saúde como toda a nossa vida e a forma de lidar com os problemas do dia-a-dia.

Como é normal, cada um de nós reage de forma diferente perante as várias cores (e cada um tem mesmo a “sua” cor, a mais benéfica e aquela que mais nos faz sobressair quando a usamos vestida ou como adereço) mas existem evidências do que cada cor promove em termos sociais, ou seja, como cada cor afecta a maioria das pessoas.

BRANCO é uma cor que realça a luz. É muito boa para estimular a criatividade.

O ROXO actua directamente sobre o coração e os pulmões, aumentando a resistência dos músculos e tecidos. Reforça e amplia o poder criativo, ajudando-nos a pensar “fora da caixa”, fora dos padrões usuais.

O AZUL transmite sobriedade e serenidade. Use-a sempre que precisar de uma boa energia e bom astral

O AMARELO é a cor da emoções, multiplica-as! Diz-se que estimula a inteligência… e a fome! Tem um restaurante? Use amarelo e verá…

O VERDE é a cor da cura. Estimula a relação natural entre luz e cor, muito boa para espaços com plantas.

O VERMELHO é talvez a cor mais “perigosa”. Se todas as cores, com excepção para o branco, devem ser usadas com algum cuidado, com o vermelho isso é ainda mais notório: Se usado em grandes espaços mas em pequenas quantidades transmite calor, energia e alegria. Mas se usado em excesso torna os ambientes tensos e hostis.

O PRETO não é propriamente uma cor, é a ausência de cor. E por isso temos muita pena que a nossa cultura tenha transformado a ausência de cor numa demonstração de qualidade ou prestígio… o preto tornou-se a cor “oficial” dos carros oficiais porque vivemos numa sociedade governada por cinzentos… cuidado com aquilo em que permite que a sua vida se transforme!

Sem comentários:

Enviar um comentário