quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Gengibre



Originário do sudeste asiático, o gengibre é um caule subterrâneo grosso, nodoso e bege (que hoje já encontramos em diversos pontos de venda) e que diversas pesquisas medicinais têm ajudado a divulgar como muito salutar para nós. 

Ainda recentemente a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a acção desta planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos. O Gingerale (refrigerante de gengibre) e a Ginger Beer (cerveja de gengibre) são muitas vezes utilizados como aliviador estomacal. 

De acordo com alguns pesquisadores, o gengibre pode baixar o colesterol, prevenir coágulos no sangue e ataques cardíacos. 

Com relação ao uso culinário, é usado fresco ou seco, grelhado ou preservado em açúcar, como xarope ou vinagre, sabendo-se que torna mais facilmente digeríveis as carnes. Há quem faça pão de gengibre, ginger snaps (um tipo de biscoito), bolo de gengibre e biscoitos de gengibre. Também o suco de gengibre pode ser usado para prevenir cãimbras de calor. 

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. 

Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, ou as cólicas menstruais. Ralar o gengibre e esfregar a parte do corpo onde tenha inflamação também funciona muito bem.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. 

Além desses benefícios, o gengibre também tem acção bactericida e é desintoxicante. 


RECEITA DE CHÁ: Num litro de água ferva 4 ou 5 rodelas de gengibre fresco e casca de meio limão. Após 3 ou 4 minutos desligue o lume e junte o sumo do meio limão e 1 colher de sobremesa de mel. Coe e beba, quente ou frio. (Como o gengibre é picante, deve controlar bem o tempo de fervura para não ter surpresas…). Se se habituar a beber este chá verá que ele funciona como vacina para as gripes e constipações do inverno.

Muitas vezes coloco um pau de canela a ferver com a casca do limão e o gengibre, e assim no fim já não uso o mel.

Sem comentários:

Enviar um comentário